sexta-feira, 22 de março de 2013

Lista de Exercícios - Atomística

Olá Pessoal, aqui está a Lista de Exercícios Química Geral do sistema ETAPA! podem enviar suas dúvidas pelos comentários e assim que possível responderei!! (para meus alunos do Projeto Herbert, façam  ex 4,5,6,7,8,9 e 10. ).

Para responder vocês podem utilizar a tabela periódica, para facilitar estou postando uma bem confiável da ABQ (Associação Brasileira de Química):


Bons Estudos ;) !

GABARITO

4-e , 5-e, 6-e, 7-d, 8-e, 9-c, e 10 -c

9 comentários:

  1. Professor, estou com duvida na questão 7, seguinte, o numero atomico não é igual ao numero de protons? E respectivamente, o numero de protons não é igual aos numeros de eletrons? Então porque a alternativa correta é a D sendo que o numero atomico dele é 33 ja que era para ser 36?

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta Leonardo, essa dúvida é bastante comum:
    Sim, o numero atomico é sempre igual ao número de prótons. Mas voce esta fazendo uma pequena confusao, o número de elétrons é igual ao número de prótons para um atomo neutro (que não é o caso do exercício). É importante lembrar que existe variação do numero de elétrons em reaçoes químicas, já o número de protons nao varia! Entao é melhor voce memorizar da seguinte maneira: O número atomico é igual ao número de prótons, e o numero de elétrons é igual ao numero de prótons em um átomo neutro (mas nem sempre veremos átomos neutros)!

    Resolvendo o Ex temos: O íon X3- tem 36 elétrons, logo a carga 3- nos indica que existem 3 elétrons "a mais" neste átomo. Então o número de prótons é igual a 36 (nº de elétrons total) - 3(elétrons a mais) = 33 prótons.
    o número de massa é (33)protons + (42)neutrons = 75

    Alternativa D.


    Esclareci suas dúvidas? qualquer coisa, fique à vontade para perguntar!

    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Foi bastante esclarecedor professor, deu pra entender perfeitamente porém fiquei em duvida em mais duas coisas:
    Sobre os átomos neutros, existe alguma forma de identifica-los nos exercícios? E sobre como descobrir o numero da massa, no meu caderno consta que para descobrir o total do numero da massa seria prótons + elétrons = numero da massa do elemento, porém ai na resolução você usou "prótons + nêutrons", ficou confuso isso pra mim..
    Obrigado professor!

    ResponderExcluir
  4. Desculpa professor, ignore minha segunda pergunta, acabei de verificar na minha apostila e realmente é "prótons + nêutrons" acho que copiei errado haha

    ResponderExcluir
  5. HEHE blz... (lembre-se que a massa do elétron é MUITO pequena, e nunca será considerada para o vestibular!!)

    Quando o átomo tiver alguma carga elétrica, que é representada por um sinal (- ou +) e um número, na parte superior do símbolo atômico, significa que ele tem carga. Se nao tiver nada, ele é neutro. Por exemplo:

    Na+ ->tem carga +1
    Na -> nao tem carga, logo é neutro.

    ResponderExcluir
  6. Ah bem simples então descobrir se o atomo é neutro ou não, mas professor se nao for abusar muito kkkk é que nao estou conseguindo compreender o resultado da questão 10, do porque dela, ja tentei fazer umas contas, mas nao consigo chegar no 27 :s
    E acho que agora é só isso mesmo kkkk
    obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Sem problemas!
    Vamos lah:

    Dados do exercício:

    Número de prótons do Cr:24
    Numero de elétrons do O2- : 10

    * 10 pois ele tem numero atomico 8, ou seja, 8 elétrons "originais" e mais 2- pois estamos falando de um anion com excesso de 2 eletrons (pois a carga está 2 -).

    LOGO, a diferença entre nº p (do Cromio) e nºde elétrons do O2- é:
    24-10=14

    Numero de neutrons do Aluminio=14

    Numero de protons do Al = 13

    Massa do Al = p + n = 14 + 13 = 27

    Beleza?
    Abrass!

    ResponderExcluir
  8. Perfeita explicação professor, deu pra esclarecer bastante agora, era só isso mesmo, obrigado e bom feriado!

    ResponderExcluir