segunda-feira, 15 de abril de 2013

Revisão: Modelos Atômicos

Revisão

Prof Carlos H.L Silva

Atomística

  1. Introdução
A primeira ideia de átomo surgiu na Antiguidade, mas não se tratava de um modelo, e sim de um pensamento. Atomo seria o pedaço da matéria tão pequena que não poderia ser dividido.

         2. Principais Modelos Atômicos

  • Dalton (1808)




Postulados:
- Esfera maciça e homogenea
- Indivisível
-Indestrutível

  • Thomsom (1898)
Thomsom adicionou aos modelos a noção de cargar elétricas, e propôs que os átomos eram formados por uma esfera de carga positiva onde os elétrons se distribuia dentro dela, com cargas negativas. 



  • Rutherford (1911)
Observando experimentos de bombardeamento de partículas alfa em uma lâmina fina de ouro, ele observou coisas importantes :

- Os atomos tem espaços vazios
- O núcleo é muito pequeno e denso (concentra praticamente TODA a massa do átomo), com carga positiva
- Os Elétrons estão em volta do núcleo com carga negativa


O átomo de Rutherfor-Bohr (1913)

Observando espectros de cores, Bohr observou que a energia era quantizada, e que os elétrons podiam mudar de um nível de energia para outro, de forma quantizada. Ele propôs um modelo com níveis de energia, onde ele propôs um modelo com influencia do modelo planetário (que fazia sucesso na época).



Resumindo em uma imagem:




* Hoje, nós sabemos que o átomo não é tão parecido com um modelo planetário, com a introdução de conceitos de nível e subníveis, alem de conceito como a dualidade onda-partícula do elétron. Não podemos definir órbitas tão claras como Bohr pensou, e sim órbitas definidas por funçoes matemáticas que nos dào uma noçao da geometria espacial do átomo.




9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a revisão! Ajudou bastante professor!

    ResponderExcluir
  3. Carlos, como vc está?
    Estamos sentindo sua falta ;/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lívia!!! meu eu to sentindo muita saudades de voces também! de verdade!!! Eu desjo muito que todos consigam realizar o sonho de vcs e eu estava adorando poder ajudar nessa realizaçao!!
    Bom, eu to de volta pra minha terra, to dando plantao de quimica no anglo guarulhos, to dando aula particular de ingles e decidindo minha vida em relaçao a graduaçao!
    E vc como esta? estudando bastante? Como estao as aulas de quimica? tah tudo certinho? Tudo de bom pra vc e manda um abraçao pra todos! Até!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom !!! eu poderia usar essa revisão sobre o assunto geral dos modelos atômicos?

    ResponderExcluir